Explore eventos futuros e passados ​​em todo o mundo e online, sejam hospedados pelo CIFOR-ICRAF ou com a participação de nossos pesquisadores.

Découvrez les évènements passés et à venir dans le monde entier et en ligne, qu’ils soient organisés par le CIFOR-ICRAF ou auxquels participent nos chercheurs.

Jelajahi acara-acara mendatang dan yang telah lalu di lintas global dan daring, baik itu diselenggarakan oleh CIFOR-ICRAF atau dihadiri para peneliti kami.

O CIFOR-ICRAF publica mais de 750 publicações todos os anos sobre agrossilvicultura, florestas e mudanças climáticas, restauração de paisagens, direitos, política florestal e muito mais – em vários idiomas..

CIFOR-ICRAF aborda desafios e oportunidades locais ao mesmo tempo em que oferece soluções para problemas globais para florestas, paisagens, pessoas e o planeta.

Fornecemos evidências e soluções acionáveis ​​para transformer a forma como a terra é usada e como os alimentos são produzidos: conservando e restaurando ecossistemas, respondendo ao clima global, desnutrição, biodiversidade e crises de desertificação. Em suma, melhorar a vida das pessoas.

Zonas úmidas e carbono azul

Zonas úmidas e carbono azul

O CIFOR-ICRAF está ajudando a colocar as zonas úmidas ricas em carbono - incluindo turfeiras e manguezais - no Mapa Global de Zonas Úmidas.

As turfeiras tropicais são um dos ecossistemas menos compreendidos e monitorizados, mas investigações recentes mostram que são fundamentais para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também fornecem alimentos, medicamentos, madeira e habitat para espécies ameaçadas de extinção.

O CIFOR-ICRAF liderou uma pesquisa inovadora e premiada sobre zonas úmidas, incluindo uma descoberta fulcral de 2011 que os manguezais armazenam 3-5 vezes mais carbono do que outras florestas tropicais, a maior parte do qual no solo1. Em 2017, a investigação utilizando o Global WetlandsMap2 revelou que há três vezes mais turfa em todo o mundo do que se pensava anteriormente3. Agora a equipe está a intensificar a pesquisa e o empenho para colocar um foco global no valor desses ecossistemas críticos mas frágeis.

Uma via emocionante para reduzir as emissões é o “carbono azul” – o carbono orgânico que os manguezais, os pântanos das marés, as ervas marinhas, as algas marinhas e outros ecossistemas costeiros e marinhos capturam e armazenam. Uma vez que isto poderia ser uma mudança de jogo quando se trata de cumprir as metas de emissões dos países, os investigadores estão a tentar preencher os espaços em branco sobre o potencial do carbono azul para combater as mudanças climáticas.

Entre em contato

Daniel Murdiyarso

Cientista Principal

Kristell Hergoualc’h

Cientista Sênior

Rupesh Bhomia

Cientista

Zonas úmidas e carbono azul: Fatos rápidos

No último meio século, mais de de zonas húmidas foram perdidas4
Travar e inverter esta perda através da restauração poderia oferecer 14% da solução baseada na natureza para mitigar as mudanças climáticas5

 

Ultimas atualizações

OUTROS TÓPICOS QUE PODEM TE INTERESSAR

1 Donato DC et al. 2011. Mangroves among the most carbon-rich forests in the tropics. Nature Geoscience 4:293–297. DOI: 10.1038/NGEO1123; Murdiyarso D et al. 2015. The potential of Indonesian mangrove forests for global change mitigation. Nature Climate Change 5(12):1089–1092. DOI: 10.1038/NCLIMATE 2734.
2 http://www.cifor.org/global-wetlands
3 Murdiyarso D et al. 2017. New map reveals more peat in the tropics. Infobrief. Bogor, Indonesia: CIFOR.